Às nove horas do dia oito de maio do ano de dois mil e vinte e três, no Plenário Vereador Pedro Rodrigues da Silva, o mestre de cerimônia convidou os
vereadores para ocuparem seus lugares. O mestre de cerimônia informou que por força de decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral nos autos de nº 0600001-78.2021.6.13.0017 restou reconhecida a nulidade dos votos recebidos pelos candidatos eleitos anteriormente na chapa do PTB e que desta forma, observada a ordem de substituição imposta pelo art. 22 e 27 do regimento interno da casa, a vereadora Elaine Auxiliadora Peres assumirá a presidência da mesa nesta sessão solene de posse. Portanto, a vereadora Elaine ocupou seu cargo na mesa e assumiu os trabalhos como presidente da Câmara Municipal de Tapira.
A presidente convidou o vereador Alexandre José dos Reis para assumir a cadeira de vice-presidente da mesa diretora, convidou o vereador Admilson de Lellis Machado para assumir a cadeira de secretário da mesa diretora e pediu que este fizesse a verificação de quórum. Constatado o quórum regimental, a senhora presidente declarou aberta a reunião solene.
O mestre de cerimônia convidou os presentes a se postaram de pé para acompanharem o hino nacional brasileiro. O mestre de cerimônia convidou os vereadores José Batista Rosa e Kleber Domingos de Melo para se postarem de pé, estenderem a mão direita e fazerem o compromisso “Diante deste plenário, pela minha honra e lealdade, prometo exercer o meu mandato, cumprindo todas as leis do país, defendendo e promovendo o bem geral do nosso município de Tapira, dentro dos princípios democráticos e de justiça. Assim o prometo.” A presidente solicitou que o secretário da mesa, vereador Admilson recolhesse a declaração de bens e as assinaturas dos vereadores no termo de posse. A presidente esclareceu que em razão da vacância nos cargos da mesa resultante da decisão judicial já mencionada nesta sessão, passaria neste momento para a posse da mesa diretora para complementação do exercício de 2023. A presidente declarou empossado o vereador Neylson Borges da Silva no cargo de segundo secretário da mesa diretora. A presidente declarou empossado o vereador Admilson de Lellis Machado no cargo de primeiro secretário da mesa diretora.
A presidente declarou empossado o vereador Alexandre José dos Reis no cargo de vice-presidente da mesa diretora. Ao final, ratificando os atos anteriores, a presidente em substituição, nos termos dispostos no art. 22 e 27 do Regimento Interno, declarou empossada a mesa diretora para complementação desta sessão legislativa - exercício 2023, composta pela vereadora Elaine Auxiliadora Peres - presidente, vereador Alexandre José dos Reis - vice-presidente, vereador Admilson de Lellis Machado - primeiro secretário e vereador Neylson Borges da Silva - segundo secretário.